sábado, 22 de junho de 2013

Anjos e Demônios (Atualizado)

Hoje acabei de ler um livro muito legal, chama-se "Anjos e Demônios" (Dan Brown)  do mesmo autor de "O código da Vinci".... É um livro realmente interessante, prende o leitor do início ao fim.... Abaixo minha opinião sobre o livro juntamente com um resumo dele...

ATENÇÃO O TRECHO ABAIXO CONTÉM SPOILERS!!

Anjos e Demônios narra a primeira aventura de um professor de simbologia,, Robert Langdon.
Numa manhã ele recebe um fax, contendo a foto de um homem marcado a fogo com um ambigrama*, onde está escrito "Iluminati".
Ele é levado ao CERN, na Suíça, uma organização de cientistas presidida por Maximilan Kholer.
Lá ele vê com os própios olhos a vítima, o físico Leonardo Vetra. Sua cabeça está virada ao contrário e um de seus olhos foi arrancado.
Ele encontra-se com a filha do cientista Vittoria Vetra, ela explica que estava fazendo algumas pesquisas com seu pai, usando o acelerador de partículas do CERN.
Por ser um homem religioso, Leonardo Vetra tentara provar que a gênesis seria possível, tal como diz a bíblia, baseando-se na teoria do Big Bang.
Pórem junto com esta descoberta ele cria a Antimatéria, o contrário da matéria, uma substãncia altamente explosiva.
Sua filha o convenceu (anteriormente pois atualmente ele está morto) a fazer um exemplar maior da Antimatéria, para que, quando a experiência viesse ao público, eles pudessem mostrar que a substância era segura e lhes renderia lucro.
Vittoria não havia visto o corpo do pai, mas garante que ninguém sabia do experimento.
Eles seguem para onde está a amostra maior de Antimatéria (As amostras são armazenadas em tubos, elas explodem se forem desligadas de sua fonte de energia  e não forem recarregadas até o final da bateria dos tubos).
Pórem Kholer e Robert percebem algo errado, tanto a fechadura do laboratório dos Vetra, como a da sala onde está amostra grande (de Antimatéria), são digitais e podem ser abertas apenas quando analisam o olho de Leonardo ou Vittoria.
Ao verem o olho de Leonardo Vetra jogado embaixo da fechadura, eles descobrem que há algo errado, e suas suspeitas são confirmadas quando percebem que o tubo foi roubado.

Robert e Vittoria vão até o Vaticano e começam uma corrida contra o tempo, eles tem até a meia-noite para encontrar a Antimatéria  e colocá-la de volta no seu carregador, caso contrário, todo o vaticano será reduzido a pó.

Porém surge outra complicação, a tal sociedade Iluminati* recrutou um assassino para prender os quatro Cardeais preferiti*. Na realidade é hora do conclave* e todos estão aguardando os cardeais que não apareceram.

Um a um eles são assassinados de maneiras brutais, enquanto o Hassassin contata a mídia* e mata os cardeais, Robert e Vittoria embrenham-se em um labirinto de códigos e símbolos tentando descobrir o local do próximo assassinato.
Entre as pistas estão obras de Galileu e esculturas de Bernini, marcos e pistas para encontrarem o antigo "Caminho da Iluminação"*,  prender o Hassasin e seu superior, Janus, para salvarem o Vaticano e a Igreja.

*Ambigrama- Palavra que pode ser lida em ângulo opostos (de cabeça pra acima e de cabeça pra baixo ) ou ( de um lado e de outro).

*Iluminati- Sociedade Secreta antiga e extinta, formada por homens da ciência ou artistas, aos poucos se voltaram contra a igreja católica por reprimí-los.

*Preferitis- Os quatro Cardeais com maiores chances de se tornarem papa.

*Conclave- Eleição realizada pelos cardeais para eleger o novo papa.

*O Hassassin contatou repórteres da BBC para filmar cada uma das mortes e transmitir mundialmente.

*Caminho da Iluminação- Caminho feito pelos Iluminatis para recrutarem novos membros e não revelarem seus segredos. Poucos sequer sabiam de sua existência era composto por símbolos ( Estátuas e esculturas de Bernini) que, discretamente colocados em Roma, levava a Igreja da iluminação, o ponto de reunião dos Iluminati.





Prós:    Prende o leitor do começo ao fim.       

          Boas referências históricas e artísticas.

         Trama bem elaborada.


Contras: Contém níveis (felizmente aceitáveis) de violência.

              Debate temas polêmicos sobre ciência e religião.

              Final extremamente dramático e enrolado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário